sexta-feira, 25 de março de 2011

SSP/SC revela que uma mulher é agredida a cada 46 minutos em SC e deputada Ana Paula quer ação imediata

“A violência doméstica só vai acabar quando a sociedade como um todo estiver consciente da gravidade desse problema e as autoridades cumprirem com sua responsabilidade. É preciso garantir às mulheres todos os instrumentos necessários para que elas possam fazer as denúncias e, posteriormente, sejam recebidas, junto com seus filhos menores de 18 anos, em Casas Abrigos para que não fiquem vulneráveis diante dos agressores.” A declaração é da deputada estadual Ana Paula Lima (PT), ao comentar matéria publicada hoje na imprensa estadual, que aponta: em Santa Catarina, uma mulher é vítima de violência doméstica a cada 46 minutos.
Ana Paula é uma das articuladoras da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa (hoje composta por cinco parlamentares) e que tem exigido do Governo do Estado a implementação da Lei Maria da Penha em Santa Catarina. Essa lei prevê que as mulheres vítimas de violência disponham, além das Casas Abrigo, também de Delegacias da Mulher nos municípios, com atendimento especializado, realizado por profissionais capacitados para lidar com as mulheres vítimas de violência.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgados pelos jornais, somados os casos de homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, estupro, neste ano de 2011 já chegam a 2.587 os crimes praticados contra as mulheres. O levantamento, revela que houve um aumento considerável de agressões em nosso estado, já que, em 2007, acontecia um crime a mulher a cada duas horas e 45 minutos.
Na opinião da deputada Ana Paula, “não haverá avanço da sociedade enquanto as mulheres estiverem sendo tratadas dessa forma. É urgente que trabalhemos a prevenção desse problema e também cobremos a punição dos culpados. As mulheres precisam ter a segurança de que, ao fazer a denúncia, poderão cessar com esse sofrimento.” A parlamentar também comentou sobre a agressão sofrida por uma jovem, dentro de um elevador num prédio de Florianópolis, quando o ex-namorado tentou asfixiá-la e cujas imagens chocaram o país, esta semana. “A indignação com episódios como esse tem que dar lugar a atitudes concretas das autoridades. Esperamos que o Governo do Estado realmente coloque em prática a Lei Maria da Penha, conforme ele se comprometeu em audiência com as deputadas, no dia nove de março.”

Linete Martins
Assessora de Imprensa da deputada Ana Paula Lima (PT)
(48) 3221-2680

Mais uma...

Confesso que...
... tem muita coisa nessa minha pobre vidinha que me deixa indignada...

A ultima agora foi com o comercial da BOMBRIL, que eu ainda não tinha visto até um amigo chamar minha atenção, quando parabenizou pela contratação de feministas para realizarem o referido "produto". Sou assim, quando me falam algo que não conheço, procuro informações sobre, e assiti ao famigerado "produto".

A propaganda foi toda pensada por homens, por sinal, totalmente equivocados.

Queria apenas deixar registrado aqui que, nós feministas, não incentivamos guerra dos sexos, não ridicularizamos os homens, não incitamos violência. Que penso que esta propaganda, de todas, foi a pior.

Se quiserem ler mais sobre, abaixo um link com uma avaliação perfeita sobre a propaganda:
http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2011/03/campanha-da-bombril-e-o-homem.html

Sei que algumas pessoas me chamam de chata e equivocada. Mas aprendi e aprendo muitas coisas todos os dias e a mais importante delas: "jamais perder o poder de indignar-se e jamais calar-se diante de qualquer forma de violência".

Jamais aceitem o que te apresentam como verdade absoluta, nem a ciência tem esse poder. Achar que sabemos tudo, que não somos manipulados diariamente através de propagandas como estas, é pura ignorância.

Violência contra a Mulher - SC 2014