segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Municipios Fortes, País Sem Miséria

A partir da Declaração do Milênio das Nações Unidas (setembro de 2000) foram estabelecidos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São oito compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, deverão melhorar o destino da humanidade. O Brasil já avançou muito (veja no link), mas há ainda muito a fazer.

Nesta perspectiva, a Presidenta Dilma, lançará uma proposta de Agenda de Compromissos entre Governo Federal e Municípios para ser cumprido no período 2013 - 2016, no decorrer do encontro com os Prefeitos e Prefeitas eleitas, que acontecerá em Brasilia em janeiro 2013.

A Presidenta irá propor aos Municípios que criem políticas, programas e ações que envolvam a sociedade civil para cumprirem as metas do milênio. Os Gestores e gestoras com as melhores práticas para atingir os ODM´s serão certificados.
 



Em resumo, municipalizar os ODM's é:
• permitir que os governos locais assumam o papel de protagonistas dos ODM;
• adequar as políticas públicas já implantadas pelas prefeituras aos ODM;
• criar novas iniciativas que visem atingir as metas estabelecidas.


Acessem a Agenda que será proposta no link Agenda de Compromissos.

De acordo com a Agenda de Compromissos, todos os municípios e a sociedade poderão ter acesso as informações, o preenchimento dos dados é bastante simples, será feito pelos municipios e os Prefeitos e Prefeitas além de acompanharem este trabalho, terão de imediato todos os indicadores sociais relacionados aos ODM's em sua gestão. Tornando esta gestão muito mais próxima da população.

O Portal ODM é um espaço rico em informações. Encontramos análises, com gráficos ilustrativos, sobre a situação de cada Objetivo do Milênio por Município.

As metas que serão assumidas anualmente por cada gestora e gestor terão como diretrizes os principais programas federais que têm relação direta com o cumprimento dos oito objetivos, com indicadores de cada programa e/ou política pública, conforme segue abaixo:




























































O desafio será lançado.
O Governo Federal incentiva
O Município realiza
A Sociedade participa, fiscaliza e o Mundo agradece !
 
Saiba mais:
Subchefia de Assuntos Federativos
SAF da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República
Telefones: 55 (61) 3411.3521 /3516
FAX: 55 (61) 3323.4304




Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais
SNRPS da Secretaria-Geral da Presidência da República
Telefone: 55 (61) 3411.3555
E-mail: agendadecompromissos@presidencia.gov.br


***************************************

Violência contra a Mulher - SC 2014