Fiquei refletindo nesses últimos dias sobre os xingamentos a Dilma no Itaquerão, à princípio fiquei extremamente irritada, me senti impotente em sua defesa, me senti violentada com todo o machismo e homofobia existente naqueles xingamentos.
Alguns dirão que "vai tomar no cú" não é uma expressão machista e homofóbica, mas tem um artigo que li que traz uma reflexão bem interessante sobre essas expressões que reproduzem discursos hegemônicos. Se quiser ler acesse AQUI
Assistindo ao pronunciamento de Dilma após o episódio, resgatando a violência que sofreu na ditadura e toda a sua trajetória de luta, lembrei de uma entrevista onde ela resgatou os anos 70.
Enquanto brasileiros e brasileiras cantavam alucinadamente "Todos juntos vamos, pra frente Brasil, salve a Seleção!", nos porões da ditadura os gritos eram outros. Homens e Mulheres eram submetidos às formas mais cruéis de torturas.
Presidenta Dilma : "Que bom que você está viva!!". Que bom que mulheres como você sobreviveram e continuam a lutar por um Brasil para todos e todas com equidade.
Uma pergunta: Onde você estava em 1970?