terça-feira, 14 de abril de 2015
E a palavra hoje é SORORIDADE
Uma explicação de dicionário: Sororidade é o pacto entre as mulheres que são reconhecidas irmãs, sendo uma dimensão ética, política e prática do feminismo contemporâneo.
Hoje, ouvindo a conversa de duas mulheres na área de fumantes, chamou minha atenção a expressão que uma delas usou: "a união do grupo, sem intrigas ou disputas, é surpreendente, principalmente por ser uma assessoria predominantemente de mulheres, geralmente a fofoca e a disputa correm em espaços assim".
Fiquei pensando, como duas mulheres poderiam ter este entendimento sobre a relação profissional entre mulheres em um mesmo espaço de trabalho? Conversei aqui e ali, e infelizmente constatei que para uma maioria este é o pensamento: "em espaços onde há muitas mulheres trabalhando junto, com certeza acontece fofoca, ciúme, disputa".
Penso que isso não é "natural" , não sei se por compreender que entre nós - mulheres - este tipo de comportamento é inaceitável, pois já temos muitas outras barreiras a ultrapassar, inclusive de afirmar cotidianamente nossa competência. Ou ainda, por acreditar que para ser feminista, a minha relação com outras mulheres deve ser de cumplicidade e solidariedade.
Eu tenho amigas irmãs, companheiras. Dividimos a dor e a delícia de sermos mulheres, independentes, trabalhadoras, mães ou não. Entre livros, projetos, debates, copos de cerveja, viagens, a garantia de olhares e abraços verdadeiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário