sábado, 12 de maio de 2012

Ser "Pãe" é parir um pouquinho a cada dia!!


Ser mãe e pai, em uma sociedade onde ser mulher solteira e mãe são desafios constantes, não é pouca coisa e nada vem de graça. Por mais que digam que a vida moderna aceita o fato de uma mulher ser solteira e mãe, ninguem consegue mensurar a discriminação e o preconceito que ainda imperam.

Se quando este ser "solteira e mãe" é por opção, já é dificil. Imaginem o ser "solteira e mãe"por conta do abandono. Aí meu bem, além de todos os olhares de reprovação, tanto da sociedade quanto da familia, a carga de responsabilidades é dobrada e de autocobrança diaria tambem, pois esta "pãe" tem que dar certo custe o que custar. Tem que vencer, e sozinha, pelo bem de todos.

Amanhã muitas mães estarão ganhando seus presentes, infelizmente virou isso mesmo, mais uma data que o comérico e a industria lucram muito. E sem nenhuma dó, os presentes mais vendidos são eletrodomésticos. Como se o fogão, a geladeira, o forno, o ferro, os copos, pratos, fossem apenas de uso delas, das mães. Que falta de criatividade.

Querem realmente agradar suas mães? Aqui vão algumas dicas:
- Acorde mais cedo que ela e prepare um delicioso mimo para o café da manhã.
- Coloque musica na casa, musica que ela goste.
- Pule na cama dela e dê um lindo e sorridente BOM DIA!!!
- Abrace forte e fique ali quietinho por alguns minutos.
- Olhem nos olhos dela e digam coisas do tipo: "Mãe, voce está tão linda!"
- Diga que o café está pronto e sentem-se para conversar, aproveite e fale: "Mãe, obrigada, obrigada por tudo!"
- Depois do café, ofereça uma caminhada pela rua e enquanto ela vai pro banho, voce arruma a cozinha.
- Durante a caminhada, segure a sua mão, cumprimente os vizinhos, sentem-se no jardim e entre sorrisos diga: "Mãe, que mulher maravilhosa voce é!"
- Voltem pra casa e decidam juntos o cardápio do dia, entre cebolas e batatas, não esqueça de dizer: "Mãe, desculpa se em algum momento não a compreendi!"... as lagrimas podem não ser da cebola.
- Durante o almoço, lembrem historias de sua infancia, brincadeiras, a gente sempre traz coisas boas para recordar, por mais que as coisas tenham sido dificeis.
- Depois de limparem juntos a cozinha, vão descansar um "cadinho" e enquanto ela descansa, levante, pé por pé, e prepare uma surpresa, tipo aquele bolinho de chuva que ela fazia para suas tardes ficarem mais doces. Se o bolinho ficar meio estranho não importa, o doce está no carinho.
- Ao pôr-do-sol, entre uma xicara de café ou chá, comente como o dia foi gostoso e do quanto a presença dela em sua vida é importante. Por todos os momentos que passaram juntos, por todas as dificuldades que ela passou para que voce estivesse ali, vivo!
- E, quando for a hora de dizer "tchau", abrace-a com ternura, com calor, com amor e siga com a certeza de que tantos outros dias podem ser iguais, afinal, basta voce lembrar que todos os dias ela esteve a lembrar e zelar por voce. E que nada era tão impossivel para ver um sorriso seu.

Mesmo com todas as dificuldades do mundo, voce sempre foi o primeiro e o ultimo pensamento dela durante o dia. Voce sempre foi o responsavel por horas de sono perdido. Voce sempre foi o estimulo para que ela vencesse as adversidades da vida. Voce sempre foi a alegria nas horas de angustias. Voce sempre foi a certeza que dias melhores viriam. Voce sempre foi a motivação necessária para ela não desistir.

Mas, voltando ao dia das mães, se voce nao quiser seguir a dica que passei acima, ou fazer algo parecido, por achar muito complicado dedicar um pouco dos seus dias a sua mãe, compra lá um presentinho qualquer, leve na casa dela, deseje um feliz dia das mães e diga que passou rapidinho apenas pra deixar seu abraço. Ela deve ficar feliz tambem, afinal, voce não deve ser o tipo de pessoa que se importa de verdade, e se voce for assim, ela já deve estar acostumada e conseguindo lidar com isso durante todo este tempo, e o pior é que ela ainda deve se culpar pelo fato de voce ser o que é.

Fala sério, voce bem que podia surpreendê-la este ano, heim? Olha... Lembra aquele seu amigo, aquele seu vizinho que cresceu junto com voce, pois é, sabe onde ele está hoje? Está levando flores para a mãe dele, mas lá no cemitério. Acorda!

Um viva a todas as mulheres, trabalhadoras, mães, por opção ou não, solteiras ou não, independente de raça, etnia, idade, orientação religiosa ou identidade sexual, que pariram ou adotaram. Que assumiram a responsa de ser mãe e pai todos os dias. Nós somos o máximo! Ser "Pãe" é parir um pouquinho a cada dia!!

Nenhum comentário:

Violência contra a Mulher - SC 2014