terça-feira, 10 de abril de 2012

=> CPI da Segurança Publica e agressão a Companheira Zeli da Silva foram a pauta da tarde de hoje

A Bancada Feminina e a Bancada do Partido dos Trabalhadores, repudiaram em Plenário a violência que a companheira Zeli da Silva sofreu no ultimo dia 04. Leiam abaixo o Balanço da Tarde na ALESC.

Por Lisandrea Costa


DIRETO DA ALESC

10/04/2012 - 18h30min
Balanço da Tarde



A bancada do PT vai propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar problemas na segurança pública em Santa Catarina. A decisão foi comunicada pelo deputado Dirceu Dresch (PT), que abriu as discussões sobre a demissão do delegado Cláudio Monteiro e outros episódios de crise na segurança pública. “A Assembleia Legislativa precisa acompanhar de perto a situação, diante dos inúmeros fatos que vêm repercutindo na imprensa”, defendeu. Em aparte, a deputada Luciane Carminatti (PT) pediu o apoio dos deputados da base do governo para garantir investigação e para que a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) possam atuar de forma autônoma. A deputada Ana Paula Lima (PT), por sua vez, disse que “a Casa não pode fechar os olhos para o que está acontecendo na segurança pública” e que as denúncias devem ser investigadas.

Em seu pronunciamento, o deputado Maurício Eskudlark (PSDB) elogiou a forma como o delegado Cláudio Monteiro conduziu a Deic no período em que esteve à frente da diretoria. A substituição dele ocorreu em momento inoportuno, na avaliação do parlamentar, o que “trouxe constrangimento a esse policial e a sua família”. O delegado deve responder administrativamente pelo suposto recebimento de uma diária indevida, mas não merecia ser “escrachado publicamente”, conforme o deputado. Em aparte, o deputado Jailson Lima (PT) manifestou solidariedade ao delegado e sua família. Jailson disse que Monteiro tem o direito de defesa e que ele possui uma folha corrida de bons serviços prestados à segurança pública em Santa Catarina.


A agressão a uma dirigente sindical durante manifestação em frente a uma fábrica, em Agrolândia, foi repudiada pela bancada feminina na Assembleia Legislativa. O assunto foi abordado pelas deputadas Ana Paula Lima e Luciane Carminatti. A dirigente agredida, Zeli da Silva, é presidente do Sindicato da Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Rio do Sul e Alto Vale do Itajaí (Sititev). Ela foi espancada pelos proprietários da empresa RG Confecções quando coordenava uma manifestação em frente à empresa, no dia 4 de abril. O Plenário aprovou uma moção de repúdio a essa ação.
O deputado

Nilson Gonçalves (PSDB) comentou os resultados obtidos pelos municípios catarinenses no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). O ranking tem por objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal. Entre os municípios catarinenses, o primeiro lugar no ranking de 2012 pertence a Balneário Camboriú, que ocupa o 11º lugar no ranking brasileiro.
A redução de taxas de juro pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal foi o assunto levado à tribuna pelo deputado Dieter Janssen (PP). Ele disse que a redução beneficia o consumidor brasileiro, assim como incentiva a produção e a geração de empregos. (Lisandrea Costa)

Nenhum comentário:

Violência contra a Mulher - SC 2014