Que muitos projetos como este se multipliquem!

02.03.2012 – Visita de campo faz parte da programação do Curso de Formação em Políticas Públicas para a Igualdade de Gênero com Ênfase em Políticas para as Mulheres Rurais e Segurança Alimentar.
(Fonte: Observatório Brasil da Igualdade de Gênero)
Gestores vindos de países da Ásia, África, Oceania e América Latina e Caribe conheceram, ontem (1), o projeto Promessa de Futuro, localizado no povoado do Caxambu, município de Pirenópolis/GO. As/Os 28 participantes (26 mulheres e 2 homens) foram acompanhadas/os pela equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres e tiveram a oportunidade de visitar a propriedade onde o projeto é desenvolvido. Lá, o cultivo é realizado a partir da técnica de manejo agroflorestal, priorizando espécies nativas e conta com uma parceria com a Embrapa. A parceria se dá da seguinte maneira: a embrapa fornece sementes e auxílio técnico e, em contrapartida, os produtores verificam a viabilidade e o rendimento das plantas em questão, além de cuidarem do cultivo, que é realizado majoritariamente pelos homens.
Além do plantio, o projeto possui também uma agroindústria, localizada dentro da propriedade e que beneficia os alimentos, o que resulta em compotas de doces, picles, geléias, castanhas torradas, chás, etc. Nesta parte da produção, o trabalho – majoritariamente feminino - não é apenas familiar, mas envolve também as mulheres da região. Todos os produtos já possuem identidade gráfica personalizada e já foram inspecionados e adequados aos padrões da vigilância sanitária. O Projeto, além disso, é cadastrado na rede Slow Food, que propõe conjugar o prazer e a alimentação com práticas conscientes e responsáveis, tendo em vista as fortes conexões existentes entre o prato e o planeta.
A visita de campo ao projeto fez parte da programação do curso de Formação em Políticas Públicas para a Igualdade de Gênero com Ênfase em Políticas para as Mulheres Rurais e Segurança Alimentar, realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Os participantes demonstraram muito interesse pelo projeto e a visita tornou-se um momento de ricas trocas de experiências e saberes entre pessoas oriundas de lugares tão diversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário